Alimentação Saudável

Como evitar as armadilhas da alimentação que desnutrem e engordam?
 

 

 

O acesso a pontos de venda de alimentos e bebidas é cada vez mais simples e frequente. E na maioria das vezes, a qualidade nutricional não é das melhores: salgados, frituras, sanduíches com excesso de molhos cremosos, doces, sorvetes, refrescos e refrigerantes.

 

 E quando consumir estes alimentos?

Se o consumo não for frequente e as refeições saudáveis forem regulares, o problema quase não existe. Ou seja, consumir uma fritura a cada duas semanas ou um refrigerante aos domingos, mantendo uma rotina alimentar adequada, não traz risco para pessoas saudáveis e ativas. Tendo isto em mente, fica claro que não é preciso abdicar de uma porção de fritas ou deixar de desfrutar um momento de lazer em um final de tarde com um sorvete.

 

 E como podemos melhorar?

Um pouco de atenção antes de comprar estes alimentos pode ser uma ótima aliada da alimentação saudável. Aqui vão algumas dicas para uma atitude adequada nas escolhas alimentares:

 

 1. Na padaria, escolha os pães integrais;

2. Para adultos e idosos, troque o queijo e o iogurte por suas versões com redução de gordura ou light;

3. Ao comprar uma bebida, tome água antes e prefira um suco natural ao refrigerante - evite os refrescos em pó artificiais;

4. Ao escolher massas, bolos, pães ou biscoitos, verifique a quantidade de gordura total, gordura trans e de sódio e compre aquele com menor teor - isso vale também para os alimentos enlatados;

5. Para a escolha das carnes, procure cortes com menor teor de gordura e aqueles em que ela não está visível;

6. Planeje compras semanais para frutas e verduras e compre a quantidade suficiente para que todos da família consumam 5 porções por dia, pelo menos. Essa é uma forma de avaliar, ao final da semana, quanto cada um consegue melhorar sua dieta.

Escolhas certas e gostosas, todo dia. Assim, o churrasco com os amigos ou o papo em torno de uma torta de chocolate terá um sabor ainda mais especial.

 

 

Escrito por Instituto Nutra Bem.

Voltar

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É PRIORIDADE PARA O PROGRAMA AVANTE

Não só para os indivíduos mas para as empresas também! Indique sua empresa para participar do programa e tenha acesso a direcionamentos exclusivos para a sua saúde.