Alimentação Saudável

 Leite e derivados: Precisamos consumir diariamente? 

A necessidade do consumo de leite na fase adulta tem sido motivo de controvérsia. Algumas linhas de conduta adotadas por médicos e nutricionistas optam por excluí-lo, no entanto a recomendação do consumo diário de leite e derivados está incluída nos guias alimentares de todos os países visando garantir o fornecimento da quantidade de cálcio. Embora a necessidade varie em cada fase da vida, é certo que em todas elas este mineral é indispensável para a formação e manutenção de ossos e dentes sadios, dentre outras funções importantes em nosso organismo.

 

Qual a recomendação?

Na idade entre 19 e 51 anos necessitamos de 800mg de cálcio por dia, o que corresponde a 1 xícara de leite semi-desnatado de 200ml, mais 1 pote de iogurte de 200ml e mais 2 fatias médias de queijo branco por dia. Mulheres após os 50 anos tem a recomendação elevada para 1000mg e idosos acima de 70 anos também  tem a necessidade aumentada para 1100mg por dia.

 

Outros alimentos que possuem cálcio

Vegetais verdes como brócolis e couve; amêndoas, avelãs, castanhas, macadâmia e nozes; sardinhas e mariscos. Estes alimentos possuem cálcio, mas em uma condição que muitas vezes não favorece a absorção pelo organismo. E para atingirmos 800mg teríamos que consumir por dia, por exemplo, 0,5kg de sardinha, ou 340g de amêndoas, ou 12 pratos de sobremesa de brócolis. Além da quantidade de cálcio ser maior em leite e derivados, é também mais facilmente absorvido por nosso organismo.

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