Alimentação Saudável

 Que tal aproveitar tudo que as frutas podem oferecer? 

De todos os alimentos que consumimos o mais belo talvez seja a fruta. Contudo, na hora de comprar, a aparência pode ser enganosa. Muitas frutas foram desenvolvidas para atender à conveniência do mercado mais do que pra agradar ao paladar, o resultado é o que o sabor é com frequência sacrificado em prol da bela apresentação e uma vida de prateleira mais longa. A maça de vermelho vivo pode desapontar com sua polpa farinhenta e seca, o morango grande e suculento, com bastante frequência é aguado. O olfato, tato e olhar treinados podem ajudar a comprar melhor.

 

Na hora da compra

Lembre-se sempre dos conselhos das mães e avós, que sempre apalpavam e cheiravam as frutas na hora da compra. Se puder, apalpe delicadamente a fruta antes de compra-la para verificar se está madura – muitas frutas, especialmente as com caroço, devem ser firmes, não duras e, quando bem maduras, cederão levemente a uma pressão delicada.

Se as frutas tiverem folhas e talos, verifique se estão verdes e frescos. Procure comprar frutas da estação, frutas que parecem firmes, sem defeitos.

 

Em casa

As frutas maduras estragam logo, por isso manipule com cuidado e o mínimo possível e só compre o que puder consumir em poucos dias. As frutas são em geral guardadas na parte inferior da geladeira ou numa despensa frescas, mas são mais saborosas se deixadas em temperatura ambiente antes de consumidas.

 

Frutas que amadurecem depois de colhidas

Maçãs, pêras, ameixas, kiwis, mangas, abacaxis, papaias, maracujás, bananas e a maioria dos melões.

 

Frutas que não amadurecem depois de colhidas

Damascos, pêssegos, nectarinas, cerejas, uvas, melancias e frutas vermelhas.

 

Umas das formas de aproveitar o que as frutas podem oferecer e complementar a sua alimentação de maneira saudável é apostar nos sucos naturais, ricos em vitaminas minerais e fibras.

Outra forma é consumir frutas na sua forma original, sempre prezando pelos cuidados de higiene, cuidando para que elas estejam sempre bem lavadas e íntegras.

 

Época das frutas

Cada fruta tem sua estação, assim elas ficam mais frescas, viçosas e saborosas. Confira aqui a melhor época para consumir cada uma das frutas:

 

Voltar

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É PRIORIDADE PARA O PROGRAMA AVANTE

Não só para os indivíduos mas para as empresas também! Indique sua empresa para participar do programa e tenha acesso a direcionamentos exclusivos para a sua saúde.