Alimentação Saudável

Que tal petiscos mais saudáveis?

Hoje em dia, a agenda cheia e o dia-a-dia corrido é o cenário cada vez mais comum. Nem por isso, devemos deixar nossa alimentação de lado! Seja em uma happy hour, almoço de negócios ou até eventos de finais de semana, sempre temos alternativas mais saudáveis!

A alimentação deve ser sempre uma hora de comemoração, relaxamento e de entrosamento social. Por esta razão devemos deixá-la mais saborosa e encantadora, consumido alimentos ricos em nutrientes e que sejam saborosos!

 Alimentos fritos e com alto teor de gordura sempre fazem parte de eventos sociais, porém podemos enriquecer nosso cardápio com petiscos frescos e muito gostosos!

O consumo de sementes oleaginosas, como amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do pará, noz e pistache está muito relacionado com padrões de vida mais saudáveis de hoje em dia. Estas sementes podem nos oferecer inúmeros benefícios, entre eles: grandes quantidades de vitaminas do complexo B, vitamina E, A e C; minerais como, fósforo, potássio, zinco, ferro, cálcio, cobre, magnésio e selênio - este tipo de alimento também contém quantidades altas de fibras e gorduras monoinsaturadas que protegem a saúde cardiovascular. São também poderosos antioxidantes!

Vale lembrar que os alimentos mais difíceis de serem consumidos, são aqueles que nos fazem comer menos! Por exemplo, o pistache, se oferecido com casca, dificulta a ingestão rápida e assim, ficamos saciados mais rapidamente. A mesma coisa ocorre quando ingerimos uma alcachofra, por exemplo. Precisamos aprender a degustar os alimentos, sentir seu sabor, seu cheiro e aproveitar ao máximo, cada experiência!

Outros alimentos que possuem alto valor nutritivo e agradam bastante, são as frutas secas, por serem doces, passam uma sensação agradável aos que as consomem. Fonte de vitaminas, minerais e fibras são ótima aposta de lanches intermediários ou eventuais petiscos. Ofereça tipos variados, como damascos, tâmaras, ameixa e maçã. Este tipo de alimento combina bem com queijos variados. Que tal apostar em um damasco com queijo de cabra e um toque de pimenta de cheiro?

Apesar de possuírem inúmeros benefícios, todos os alimentos devem ser consumidos com cautela, já que podem oferecer grandes aportes energéticos.

Opções também interessantes são os legumes, hortaliças, queijos magros e carnes magras. Azeitonas verdes dispostas em palitinhos com queijo branco e um pouco de salsa, ou então palitos de cenoura e pepino em um molho à base de iogurte e sal grosso, são uma delícia! Alimentos como picles, kani kama e carpaccio também podem compor pratos muito bonitos e coloridos! (E melhor: muito pouco energéticos!)

Podemos apostar também em mini tomatinhos com pesto de manjericão ou até mesmo saladas caprese individuais (pequenos pedaços de mussarela de búfala com tomatinhos embrulhados em uma folha de manjericão embebidos em um pouco de azeite extra virgem). Que tal? Fácil, rápido e melhor, muito saudável!

Torradinhas com patês caseiros, berinjelas caponatas e geleias de frutas ou mini wraps de blanquet de peru com queijo minas e tomates envolvidos em tortilhas também são muito leves e refrescantes, uma delícia!

Devemos sempre lembrar que primeiramente, sentimos atração visual pelo o que nos está sendo oferecido. Se isto não ocorre, dificilmente iremos experimentar o que não nos é padrão. É possível deixar os pratos mais atrativos e convidativos! Quem não gosta de inovações e maneiras bonitas de servir alimentos?

Existem inúmeras maneiras de fazermos escolhas atrativas e saudáveis! Basta usarmos nossa imaginação!

Vamos começar?

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