Alimentação Saudável

Saiba mais sobre o ácido fólico: um importante protetor contra doenças do coração, câncer e diabetes

 

A Nutrição nos prega algumas peças. Como falar do ácido fólico e atrair leitores para um universo em que já no nome encontramos uma falta total de empatia? Pronto, falei!

Vitamina do complexo B, o ácido fólico é um protetor importante contra doenças crônicas não-transmissíveis (doenças cardiovasculares, diabetes e câncer – em especial o colo retal), defeitos congênitos, complicações gestacionais e transtornos mentais.

Suas principais fontes são os vegetais verde-escuros, feijões e outras leguminosas. O alcance da recomendação de ácido fólico (400mcg/dia) por meio de uma dieta balanceada (sem a inclusão de alimentos fortificados e suplementos) é difícil, uma vez que a dieta fornece aproximadamente 250mcg/dia dessa vitamina, considerando o valor energético total de cerca de 2.200kcal/dia, principalmente pelo fato da alimentação do brasileiro ser rica em açúcares e pobre em frutas, hortaliças e feijões.

Por esta razão, aproximadamente quarenta países tornaram obrigatória a fortificação da farinha de trigo com ácido fólico. No Brasil, essa prática foi adotada desde junho de 2004, com a fortificação das farinhas de trigo e milho com ácido fólico e ferro. As embalagens dessas farinhas deverão informar, além do nome convencional do produto, segundo a legislação específica, uma das seguintes expressões: a) fortificada com ferro e ácido fólico, b) enriquecida com ferro e ácido fólico e c) rica em ferro e ácido fólico.

Portanto, a nossa sugestão é que privilegiem as farinhas enriquecidas e façam receitas saborosas com os vegetais verdes escuros e bons feijões.

Voltar

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É PRIORIDADE PARA O PROGRAMA AVANTE

Não só para os indivíduos mas para as empresas também! Indique sua empresa para participar do programa e tenha acesso a direcionamentos exclusivos para a sua saúde.