Alimentação Saudável

 Tira-teimas da alimentação 

Esclareça suas dúvidas e saiba como ter uma alimentação mais saudável.

. Ovo tem colesterol? 

Sim. Cada ovo de galinha contém cerca de 200mg de colesterol. Sendo a recomendação dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia de até 200mg, 1 unidade de ovo por dia é uma quantidade aceitável; entretanto, é preciso conhecer as demais fontes de colesterol na alimentação.

 

. Ovo quente

Para garantirmos a qualidade sanitáriado ovo, é necessária a aplicação de calor (pelo menos 3 minutos a 100ºC). A preparação incorreta deste pode levar à Salmonelose, doença causada pela bactéria presente no ovo. Portanto, fique de olho: ovo quente ou com gema mole não é uma boa escolha!

 

. Qual a melhor parte do ovo?

Para aqueles que não possuem restrição e seguem o consumo de até 1 ovo por dia dentro de uma alimentação equilibrada, a clara e a gema são bem vindas! A clara é a principal fonte de proteína. A gema possui proteína em quantidade bem menor, mas traz outros benefícios, como por exemplo, os carotenóides. Entretanto, é na gema que o colesterol está presente.

 

. Óleos ou banha de porco?

Os óleos utilizados nas preparações culinárias são de origem vegetal, enquanto que a banha é de origem animal. Alimentos de origem animal são fonte de colesterol e de gordura saturada: os grandes vilões para as doenças cardiovasculares. Cuidado!

 

. Óleos vegetais causam alergia?

Praticamente todos os alimentos são passíveis de causar alergia, principalmente os processados. Entretanto, não existem evidências científicas quanto à alergia aos óleos vegetais.

 

. Óleo de coco – coco com Casca marrom

Este óleo é de origem vegetal, entretanto é composto por uma grande quantidade de gordura saturada e pouca quantidade de gordura mono e poliinsaturada, o oposto dos demais óleos vegetais. E por esta característica, além de ser prejudicial, também não é indicado para preparações culinárias que exigem altas temperaturas, pois nestas condições formam substâncias tóxicas ao organismo.

 

. Fritura: qual o melhor óleo?

Devemos optar sempre pelos óleos vegetais, pois permitem serem levados a altas temperaturas, como por exemplo: óleo de soja, girassol e milho. Azeites, mesmo sendo de origem vegetal, iniciam sua decomposição numa temperatura menor que os demais óleos, portanto não são indicados para esta técnica culinária.

 

. Azeite em vidro claro perde os benefícios?

Os óleos vegetais de fato podem perder suas propriedades em contato com a luz. Porém, a indústria alimentícia, sabendo desta fragilidade, acrescenta vitamina E para garantir a estabilidade, tornando esta preocupação desnecessária.

 

. Óleo de canola x planta modificada

O óleo de canola não é realmente um óleo muito indicado para consumo frequente. Originado de uma planta chamada colza, apresenta características tóxicas. Desta forma, os óleos de soja, girassol e milho compõem melhor a dieta.

 

. Manteiga ou margarina?

A manteiga é um alimento de origem animal, enquanto que a margarina de origem vegetal. Esta diferença, em primeiro momento, faz pensarmos que a margarina é a melhor escolha, pois desta forma não estamos consumindo colesterol e gordura saturada. Contudo, lembramos que para a produção das margarinas é preciso transformar óleo em gordura e isso produz gorduras trans e demais compostos bioativos. Assim, a escolha pela manteiga é melhor, mas com parcimônia e com atenção aos demais alimentos fontes de colesterol.

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