Sobre o Programa
10 medidas Avante

As 10 medidas do Programa Avante para um alimentação balanceada e saudável

Mais atenção às gorduras, privilegiando as saudáveis: óleos vegetais e azeite.

Os óleos vegetais são as principais fontes dos ácidos graxos essenciais, importantes para a integridade das estruturas celulares e produção de hormônios e neurotransmissores. Mantenha este hábito saudável com consumo moderado e varie sempre as fontes dos óleos (milho, soja, girassol), garantindo uma pequena cota de azeite de oliva extra-virgem para condimentar alimentos já preparados.

Menos frituras - Mais grelhados, assados e cozidos no vapor, sem abrir mão do paladar.

Muita gordura na alimentação aumenta a chance de ganho de peso e o risco de doenças crônicas, especialmente cardiovasculares. Procure diminuir o consumo dos alimentos ricos em gordura. Quantidades moderadas de gordura fornecem os componentes indispensáveis para a saúde e, com equilíbrio, não comprometem o peso saudável. As técnicas de grelhar, assar e cozer no vapor são boas alternativas para as frituras, que não precisam ser abolidas do cardápio quando preparadas com a técnica adequada e controlada.

Mais peixes, carnes brancas e carne vermelha magra. Atraentes e apetitosos.

As carnes como um todo são excelentes fontes de ferro, vitamina B12 e zinco, mas resultam em maior exposição a gorduras saturadas, colesterol e excesso de proteínas, não havendo vantagens em consumir em excesso (mais do que 4 porções por semana na vida adulta). Manter o consumo regular e moderado destes alimentos, alternando-os regularmente, é saudável e controla o risco de doenças crônicas.

Menos manteiga, creme de leite, queijos gordos, leite e iogurtes integrais. Mais alternativas magras, mantendo a delícia das sobremesas e melhos.

Esses alimentos são fontes de ácidos graxos saturados, os quais aumentam os níveis das lipoproteínas ruins, como a LDL, e estão acompanhadas de colesterol. Ambos aumentam o risco de doenças cardiovasculares. As opções magras são aconselhadas!

Mais frutas nas sobremesas, saladas e também sobre as mesas e balcões.

Frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos, fornecem energia de forma saudável e são fontes de fibra alimentar. Uma alimentação que contenha frutas variadas diminui a pressão arterial e o risco de infarto e AVC, além de proteger contra diversos tipos de câncer e problemas gastrointestinais.

Mais vegetais, usando criatividade na apresentação e abusando de ervas e temperos.

As hortaliças diminuem a pressão arterial e a possibilidade de infarto e AVC, além de proteger contra diversos tipos de câncer e problemas gastrointestinais. Mantenha a regularidade de consumo destes alimentos, e varie suas opções para melhorar a exposição a diferentes compostos.

Mais grãos e cereais integrais enriquecendo pães, bolos, saladas e acompanhamentos.

Os cereais integrais possuem fibra alimentar em sua constituição. A fibra auxilia no funcionamento intestinal, diminui as concentrações séricas de colesterol e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas. Além disso, reduz a velocidade de absorção dos carboidratos, diminuindo o risco de diabetes. Em especial na forma integral, os cereais são uma excelente fonte de vitamina B6.

Menos sal na cozinha. Saleiro na mesa e no balcão só se o cliente pedir.

Evidências científicas recentes confirmam que a exposição constante a excesso de sal na alimentação está associada ao aumento da pressão arterial, e do risco de doenças cardíacas e renais. Conseguir uma alimentação com pouco sal não é simples, e há necessidade de ajustes graduais.

Menos açúcar, ajustando o tamanho da sobremesa e a quantidade usada nas receitas. Menos adoçantes artificiais. Mais sugestões de sucos naturais.

Açúcares e sobremesas são alimentos cujo consumo deve ser moderado. Seu consumo elevado não traz vantagens e, está associado a doenças crônicas como obesidade e diabetes. A ausência ou o consumo moderado destes alimentos só traz benefícios.

Mais saúde para o cliente e mais prestígio para o estabelecimento com equilíbrio entre quantidade, variedade e qualidade. Isso é mais, muito mais!

Uma alimentação composta de uma boa quantidade, variedade e qualidade de alimentos atende ao que se espera de um padrão regular de consumo compatível com a prevenção de doenças crônicas, como a obesidade e as doenças cardiovasculares. Isso é mais saúde!

*As ferramentas digitais: Perfil Alimentar, Mapa Alimentar e E-learning não dispensam nem substituem o atendimento nutricional proporcionado por consulta.

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Aproveite as dicas! Adote o Programa Avante em sua vida e no dia a dia da sua equipe. 

A saúde de todos agradece!