Sobre o Programa
Cenário Nacional

Boa parte da população brasileira faz refeições fora de casa. Mas, nós sabemos escolher corretamente nossos alimentos e assim nos mantermos mais saudáveis?

Alimentação

Boa parte da população do País realiza refeições fora de casa. Será que nós sabemos fazer escolhas para nos mantermos saudáveis?

O Brasil é o 5o país do mundo no qual as pessoas realizam pelo menos uma refeição ao dia fora de suas casas¹. É um sistema rápido e eficiente que atende às demandas da vida moderna.

Contudo, os restaurantes apresentam quantidade e variedade tão grande de alimentos que é comum exagerar na hora do consumo.

Será que nós sabemos escolher o alimento e/ou a preparação mais saudável? Como aquele arroz foi preparado? Muito sal? Pouco óleo?
 
Estudos recentes relatam que mais da metade dos clientes dos restaurantes apresentam excesso de peso ou obesidade, sendo que metade deles tem hipertensão².

A preocupação com o alcance dessa epidemia (obesidade) leva à realização de ações governamentais afim de regimentar os produtos industrializados, como é o caso da diminuição da concentração do sódio dos alimentos. Além disso, são lançadas diversas campanhas com o intuito de combater a obesidade e promover uma alimentação saudável à população.

 

Estilo de Vida

Você sabia que todos os anos, as empresas perdem milhões de reais com afastamento e pagamento de seguro aos seus funcionários?

  • Cerca de 26 mil casos de doenças relacionadas ao trabalho;

  • Entre as principais causas estão as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), denominadas atualmente como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT);

  • Anualmente, os prejuízos somam cerca de R$ 20 bilhões em todo o país.

 

Afastamento: Desgaste para o trabalhador, prejuízo para a empresa

Muitas vezes, a rotina que o trabalhador enfrenta pode ser considerada uma verdadeira maratona, dessa forma, não são só́ os atletas que precisam investir no preparo físico para enfrentar o dia a dia.


Ele afirma que a LER/DORT é multifatorial, e pode não necessariamente estar ligada a uma lesão, mas sim a fadiga muscular, advinda de movimentos repetidos, atividades vibratórias ou então compressão de nervos, devido à postura inadequada ou até mesmo a fatores sociais causados por pressão e cobranças dos superiores.

De maneira geral, ele conclui, o desenvolvimento de LER é influenciado pela exigência no trabalho e as condições de adaptação do trabalhador à atividade exercida.

Sensibilizada com este cenário a Ticket, por meio do Programa Avante pela Qualidade de Vida, promove a adoção de hábitos saudáveis a partir de recomendações atuais de alimentação, saúde e bem-estar.
 


Referências: 
1. Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009 do IBGE
2. Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2014

Leve o Programa Avante aos colaboradores da sua empresa.

A saúde de todos agradece!